Administr@ando: falando um pouco de administração e suas peculiaridades

 Para melhor entender o título da Coluna, o propósito do nome nasce de um trocadilho que absorvi nos tempos de faculdade, onde os mestres sempre orientavam que nós Administradores, por si só, em nenhuma hipótese, anda sem administrar, pois a qualquer momento da vida estamos praticando a arte de transformar recursos, sejam eles quais forem, em bens e serviços para o bem estar de tudo que nos rodeia. A partir deste conceito criei o termo “Eu ando administrando” ou “Administr@ando”.Administr@ando

Administração é uma profissão que tem algo que a diferencia bem, perante as outras: A sua peculiaridade. Não se pode Administrar, gerenciar uma empresa ou bens, da mesma forma que se gerencia uma outra, pois, aspectos como, mercado consumidor, fornecedores, concorrentes, mudam de empresa para empresa. O que se pode "aproveitar" são algumas competências e técnicas gerenciais. Isso diferencia bastante a Administração diante de outras profissões, como por exemplo, a Medicina, onde o obstetra faz o parto de uma gestante da mesma forma que faz o parto de uma outra.

A Profissão de Administrador é muito recente no país, ao comparamos, por exemplo, com os Advogados, quando surgiu o primeiro curso em 1825. Os Economistas tiveram sua profissão regulamentada em 1951. Já os Administradores em 1965. Desta forma, percebe-se que ainda existe muito caminho pela frente para que a sociedade reconheça cada vez mais a importância do Administrador e da Administração para o desenvolvimento da Nação.

Segundo o site do Conselho Federal de Administração, sobre os posicionamentos e a valorização do Administrador pode-se afirmar que está havendo uma evolução. Hoje, a profissão de Administrador ganha cada vez mais espaço no mercado.

Administração de Empresas é o maior curso superior do Brasil, com cerca de 80.000 formandos a cada ano e mais de 620.000 alunos matriculados em mais de 2.000 faculdades de Administração. Esses dados demonstram uma consciência que estamos vivendo a era do Administrador.

As organizações estão percebendo a necessidade de se ter em seu corpo funcional Administradores para fazer com que os seus negócios possam ter alguma chance de sucesso diante de um mercado tão competitivo, pois as organizações estão encontrando um desafio constante de se desenvolverem e evoluírem constantemente, sob pena de desaparecerem.

Segundo Kanitz (2005) "O que o aumento da participação dos Administradores na gestão das empresas significará para o Brasil? Uma nova era muito promissora. Finalmente seremos Administrados por Profissionais, e não por amadores. Daqui para frente, 75% das empresas não quebrarão nos primeiros quatro anos de vida, e nossos investimentos gerarão empregos, e não falências".

Para evitar essa morte prematura das empresas, o Conselho Federal de Administração está firmando um convênio com o SEBRAE Nacional para desenvolver um projeto-piloto de consultoria empresarial que terá a participação dos Administradores. Esse projeto tem como objetivo principal evitar a mortalidade precoce das empresas, e acima de tudo, conscientizar o micro e o pequeno empresário sobre a importância de uma Administração Profissional.

Várias perguntas são feitas aos acadêmicos que ingressam em um curso de Administração de Empresas, tanto na área pública, quanto na privada, pois existe ainda a ideia de que Administração é algo que qualquer pessoa pode dominar, pois ela se resume ao bom senso e a experiência.

Em relação ao bom senso, já foi citado o fato de várias empresas que não obtêm sucesso no mercado, por muitas vezes é pela ineficiência dos seus gestores. A habilidade de tomar a decisão certa ou executar a ação adequada – o bom senso – pode ser muito acrescida por meio de um estudo sistemático.

É claro que não se pode subestimar o conhecimento e as habilidades a serem desenvolvidas pela experiência, porém um Curso de Administração oferece uma preparação valiosa e suplementar à experiência. Muitos dos conceitos e sumários de experiências de muitos Administradores serão de grande ajuda para se perceber a experiência mais rapidamente. O ideal é unir a experiência à prática da Administração. Profissionais que já ocupam altos cargos de executivos de empresas, provavelmente tenham um aproveitamento maior ao se confrontarem com conceitos e técnicas atuais de gestão organizacional, ante aqueles que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho.

O Profissional de Administração deve atender as necessidades de adaptação às transformações ambientais e estar atento ao mercado que cerne a organização, entre outros pontos.

O Mercado de Trabalho do Administrador, assim como em todas as profissões, se apresenta muito concorrido, onde somente os profissionais com sólida formação técnica, capacidade de análise e reflexão crítica e uma forma de atuação proativa poderão competir nesse mercado, tanto á médio como em longo prazo.

Os Administradores são "universais", isto é, eles podem exercer suas habilidades técnicas em qualquer tipo de organização, seja ela pública ou privada.

"Os Administradores trabalham em todos os tipos de organizações, e em todas as áreas funcionais. Grandes e pequenos negócios, hospitais, escolas, governos e igrejas beneficiam-se de uma Administração eficiente e eficaz. Os Administradores também são encontrados em cada área funcional das organizações. As habilidades de administração são importantes para qualquer pessoa que pretenda seguir uma carreira" (MAXIMIANO, 2004).

O Conceito de Administração – "a palavra Administração vem do latim ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro". (SILVA, 2002).

Para entender o que significa a Administração, é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso também compreender o papel que a Administração desempenha para as organizações e para a sociedade.

Objetivos, decisões e recursos são as palavras-chaves na definição no conceito de Administração. As organizações têm objetivos a serem cumpridos, metas a serem alcançadas, e os Administradores vão decidir quais são os melhores recursos a serem utilizados para se chegar a tais objetivos.

Administração, de acordo com Maximiano (2004), é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. É processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos.

O processo de Administrar (ou processo Administrativo) é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade última do processo de Administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos.

A Administração é o processo que procura assegurar a eficácia e eficiência das organizações. A Administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizarem objetivos – individual, familiar, grupal, organizacional ou social. Inclusive, é importante para o desenvolvimento de um país.

Conforme cita Drucker (1970) "Não existem países desenvolvidos e subdesenvolvidos, mas sim países que sabem Administrar a tecnologia existente e seus recursos disponíveis e potenciais e, países que ainda não o sabem. Em outros termos existem é países Administrados e países subAdministrados".

Embora o Processo Administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é o seu impacto sobre o desempenho das organizações. As organizações assumiram a importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas.

O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Na sociedade organizacional, muitos produtos e serviços essenciais para a simples sobrevivência somente se tornam disponíveis quando há organizações empenhadas em realizá-los (KWASNICKA, 1995).

Por fim, digo: Administração é uma ciência de humanos, para humanos.

 

Pesquisa e edição: Demerval Galvão - Fonte: www.administradores.com.br; TCC acadêmico - Imagem: Demerval Galvão - Demerval Galvão segunda-feira, maio, 21, 2012