BRASILEIRA a nossa História começa assim...

Igreja de NS da Conceição Padroeira de Brasileira

 

MEXENDO EM MEUS GUARDADOS... Por que nossa coluna recebe esse título? Para aqui explanarmos um pouco da História do progressista Município de Brasileira e assim aos poucos iremos (isso mesmo, usaremos sempre o NÓS, pois juntos estaremos reciprocamente lendo, escrevendo, informando...) ESCREVENDO A HISTÓRIA desse povo de luta varonil.

Fiquei híper feliz com o convite do amigo Evonaldo Andrade que comunga as mesmas ideias que eu a respeito do CONHECER, ENTENDER, GUARDAR e COMPARTILHAR a verdadeira História de seu “torrão natal” e de seus munícipes... (obrigado amigo Evonaldo e de antemão obrigado a você internauta leitor que irá contribuir conosco na leitura e ou em informações enaltecendo nossa cultura) pensei...pensei...mas já tinha a resposta imediata do convite para colunar esse site. SIM! Pois aqui iremos compartilhar todas as nossas pesquisas e conhecimentos sobre nossa querida “Brasileirinha de açúcar” como carinhosamente chamamos esse nosso “habitat”.

Essa coluna terá em seu foco principal informar e compartilhar toda a História de nosso município, enriquecendo assim à todos e em especial ao grupo acadêmico e as novas gerações que poderão rechear seus conhecimentos a respeito do 119º município piauiense desde 1990 (muito embora sua primeira eleição municipal para escolha do primeiro prefeito viera acontecer somente em 1.992 – essa é ‘uma outra história’  que iremos contar posteriormente)

Brasileira tem sua historia intimamente vinculada à antiga estrada de ferro central do Piauí, a partir de 1932, quando ainda era pertencente ao município-mãe Piripiri, chegou o avançamento de terras para a construção dessa  estrada de ferro, numa área  que  era conhecida como Mata da Escuta.

            

 Raimundo Croatá - primeiro morador da Mata da Escuta

 

Atualmente onde se localizam as ruínas da estação do trem, foi construído um barracão com o nome de Residência de propriedade do senhor João Siqueira, que fornecia produtos de subsistência para os “cassacos”, assim eram denominados os trabalhadores  responsáveis pela construção da estrada de ferro, destacando-se portanto como o primeiro comerciante da localidade.

João Siqueira -primeiro comerciante

No dia 11 de fevereiro de 1936, ouve-se pela primeira vez o soar do apito do trem em nossa localidade, marcando assim a inauguração da estação ferroviária, dando início ao povoamento da região, onde hoje situa-se a sede do município... 

11 de fevereiro de 1936 - primeiro apito do trem  

E assim continuaremos MEXENDO EM MEUS GUARDADOS e ESCREVENDO A HISTÓRIA

O município de Brasileira em destaque no mapa político do Piauí

Até a próxima publicação...

e-mail   -   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.