UMA POUCO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BRASILEIRA

A partir dessa data postaremos aleatoriamente sobre nossa Brasileira, vamos aos poucos estar ESCREVENDO A HISTÓRIA...

 

UMA POUCO DA HISTÓRIA  DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BRASILEIRA

A primeira escola desse município foi fundada no dia 15 de fevereiro de 1933, de caráter de nível estadual e funcionava de forma precária, pois o ambiente não era propício para tal feito, na verdade a escola funcionava em uma residência familiar que pertencia ao senhor Hermínio Pacífico de Meneses na localidade denominada,  Frecheira e tinha o seu único professor, o senhor Francisco Borges da Silva, carinhosamente chamado pelos alunos de `meu mestre`.

A escola funcionou durante 7 anos em uma das dependências ( alpendre ), deste domicilio, com apenas uma mesa, algumas cadeiras e quadro de giz.

No ano de 1940, o professor Borges encantou-se com os traços da beleza de uma jovem  desse lugarejo e logo em seguida concebeu matrimonio  fazendo moradia em  Frecheira de Dentro, daí a escola passou a funcionar em sua própria residência nessa localidade.

Hermínio - cedeu sua casa para funcionar a primeira escola de Brasileira

Com a demanda em alta, o incentivo e desejo dos pais e a interferência de políticos locais, foi possível no ano de 1947, o funcionamento da “Escola Rural de Brasileira”, que tinha sua sede improvisada em uma casa localizada nas proximidades da atual Praça Antonio Nêgo; a primeira professora foi Raimunda Ribeiro que com 3 meses de trabalho, foi substituída por Vicença de Assunção Oliveira. Com essa mudança de professoras, também aconteceu uma melhoria do prédio, que passou a funcionar exclusivamente para os alunos, mas de forma muito rudimentar, pois era uma casa simples, de palha e o piso de areia, tinha apenas uma mesa e alguns bancos. O expediente de aulas era dividido em 2 turnos: um funcionava  pela manhã e o outro no horário da noite, a sua localização era na mesma área da atual praça Antonio Nêgo, mais precisamente na rua Onofre Costa com a Avenida Cândido Mendes, onde funciona atualmente ( 2017) a loja Central do Construtor.

                                               

Tia Raimundinha (do Antô Nêgo)           Vicênça Assunção - professora substituta 

Primeira professora de Brasileira       de Raimunda Ribeiro em 1947 (in memorian)

   (Hoje com 90 anos - 2016)

 

Noutra oportunidade falaremos novamente sobre a Educação de Brasileira

Fonte: Zaína de Souza Costa