CONTINUANDO COM  A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE BRASILEIRA...

Complexo Gil Meneses

Na matéria anterior onde falamos sobre a Educação de Brasileira, narramos desde o princípio (1.933 até ao ano de 1.947)

O ano de 1948 chegou com novidades para a localidade, todos esperavam melhorias na área educacional, foi nesse ano que aconteceu a inauguração do primeiro Grupo Rural de Brasileira, uma escola mais moderna e ampla que atendeu a demanda escolar regional naquele momento, essa escola passou a ser chamada de “Escola Isolada de Brasileira”. Esta escola era estabilizada na área em que agora em 2017 funciona o complexo escolar municipal Gil de Sousa Meneses (esse complexo funciona com 3 escolas que atendem alunos desde a primeira série até ao 9º período), além de uma quadra esportiva coberta. A formação dessa escola era de uma sala de aula, uma área de lazer e a residência para o professor.

No ano de 1.949, o prefeito da cidade de Piripirí, nomeou através do vereador Tomaz Meneses o então representante no Legislativo do Povoado Brasileira, Raimunda de Sousa Costa como professora auxiliar da Escola Isolada de Brasileira. Por necessidades particulares, a professora Vicença mudou-se para a sede Piripiri, ficando a lacuna aberta para tal posto da educação, posteriormente foi convocada Adélia Siqueira, que assumiu a vacância, sendo a primeira professora com o elevado curso ginasial.

Adélia Siqueira

No ano de 1.952 a localidade já ganhava formas urbanas mais organizadas, passando a ser considerada um promissor povoado da região, foi nesse momento que o prefeito municipal Aderson Alves Ferreira, atendendo reivindicação do então vereador Almiro Mendes da Costa, fundou a Escola municipal de Frecheira, tendo a frente  dos trabalhos docentes a professora Osmarina de Sousa Meneses; a demanda por matrículas foi grande, que logo em seguida, outros professores foram contratados: Maria de Lourdes Teles, Vera Sousa, Rita Cerqueira, Zaína de Sousa Costa, Osvaldina Mendes de Meneses e Cândida de Sousa Meneses.

Zaína Costa

Fonte: Zaína de Souza Costa

Noutra oportunidade falaremos mais sobre a Educação de Brasileira