Feijão Monteiro, o feijão de Piripiri

 

Por Evonaldo Andrade

 

Postado pela primeira vez num domingo, 25 de novembro de 2012, 20h23min

 Segundo a Embrapa, há diversas suposições sobre a origem do feijoeiro. Não se sabe ao certo onde essa leguminosa surgiu, mas há vários historiadores que apontam a América do Sul.

            Há uma espécie de feijão muito consumida em nossa região, o feijão monteiro, que possui a semente graúda e cheia de massa.

             A ORIGEM DO NOME

            Conta Eugênio Monteiro que seu pai Antônio Monteiro Alves, quando jovem, aventurou-se nos seringais amazônicos, onde entrou em contato com a cultura dos nativos, trazendo para Piripiri a preciosa semente.

            Em janeiro de 1947, Antônio Monteiro estabeleceu-se em nossa cidade, exercendo a profissão de retratista, explorando também um modesto comércio, onde começou a vender o feijão que trouxera do Estado do Amazonas.

            O feijão conquistou o paladar do povo piripiriense, que começou a comentar: “O feijão de seu Monteiro é muito bom. E, como em nossa língua, tudo se transforma, o feijão de seu Monteiro passou a ser chamado de “feijão monteiro”.

            Esse feijão, na região amazônica, possui outro nome, mas, aqui no Piauí, é conhecido por feijão monteiro, o feijão de Piripiri.

 

 

→ Crédito: Informações prestadas por Eugênio Leite Monteiro Alves;  Livro: “Ruas, Avenidas e Praça de Piripiri”, de Fabiano Melo e  Imagem: Arquivo pessoal e facebook de Fabiano Melo.