Maria das Graças, a Santa de Piripiri
- Detalhes
- Categoria: Almanaque de Piripiri
- Publicado: Sábado, 19 Novembro 2016 09:39
- Escrito por Evonaldo
Postado pela primeira vez numa terça-feira, 27 de novembro de 2012, 19h44min. (Dia de Nossa Senhora das Graças, uma coincidência).
Sempre que passava pela BR 343, nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal, observava, com curiosidade, uma casinha que “exibia” em uma de suas paredes, a imagem de Nossa Senhora das Graças.
O interesse pela história daquela casinha levou-me a perguntar a várias pessoas sobre o acidente ocorrido naquele local, há cerca de cinquenta anos.
A total falta de informações das pessoas entrevistadas entristeceu-me, levando-me a “apelar” para a troca de informações prestadas pelos usuários do facebook. Fiz então, a foto da “capelinha” no dia 21, postando-a no dia 25 de setembro de 2012. Os comentários foram muitos e as informações desencontradas.
Anita Moraes relata que Maria das Graças e sua irmã vinham num ônibus da Marimbá, que capotou no local onde fica a casinha. Todos os passageiros foram levados para o Posto de Saúde em que o Dr. Bandeira era médico e o Sr. Onias (pai da Anita) o enfermeiro. O Sr. Onias e sua esposa, a parteira Odília fizeram a limpeza dos corpos. Algumas pessoas sobreviveram. Entre elas, a irmã de Maria das Graças, que foi levada para a casa de Dona Maria Cornélio (já falecida), mãe da Professora Nilsa Araújo.
Os parentes da falecida levaram sua irmã, mas o corpo de Maria das Graças foi sepultado no Cemitério São Francisco.
Uma pessoa, dentre muitas que alcançaram milagres, mandou fazer o túmulo em sua homenagem. Recentemente, o túmulo foi restaurado e, na troca dos azulejos, a placa com as datas de nascimento e falecimento foi quebrada em minúsculos pedaços, perdendo-se assim, importantes informações.
Várias pessoas foram agraciadas com os milagres da jovem Maria das Graças, a Santa de Piripiri.
Sobre a imagem acima: Reforma da "capelinha", em 09 de maio de 2015.
Foto de 25 de outubro de 2016.
→ Crédito: Informações prestadas por Anita Moraes; Imagens: Arquivo pessoal e no site da Cepimar: http://bancodedados.cepimar.org.br/bdpiaui/fotografias/fotografia_onarte.asp