prefeito

Por Evonaldo Andrade

 

Postado pela primeira vez numa terça-feira, 06 de Agosto de 2013, 18h14min.

            1993 – UESPI

            O Campus de Piripiri foi instalado no prédio que abrigou o Hospital Chagas Rodrigues e onde funcionou a Unidade Escolar Aderson Alves Ferreira. Foi institucionalizado pela Lei nº 5.500/2005, de 11 de outubro de 2005.

            No início (1993) era apenas um núcleo, mas, a partir de 1997, ganhou status de Campus.

            O Imóvel, onde sempre funcionou o Campus de Piripiri foi doado à UESPI, em 2006, pela Prefeitura Municipal de Piripiri.

            Atualmente, o Campus de Piripiri oferece os seguintes cursos: Pedagogia, Direito, Licenciatura Plena em Computação e Licenciatura Plena em Letras/Inglês.

            O Campus da UESPI de Piripiri, em merecida homenagem, passou a se chamar de “Campus Professor Antônio Giovani Alves de Souza”.

 

            Quem foi Antônio Giovani Alves de Souza?

            Antônio Giovani Alves de Souza, filho de Antônio Alves de Souza Sobrinho e de Dona Ocila Laurindo Alves, nasceu em Piripiri-PI, no dia 20 de setembro de 1940 e faleceu na mesma cidade, em 15 de novembro de 2004. Fez o primário no Grupo Escolar Cassiana Rocha e o ginasial em colégios de Parnaíba-PI, Teresina-PI e Tianguá-CE. Fez o Ensino Clássico (curso de nível médio em três anos, no qual predomina o ensino de línguas) no Seminário Franciscano de Santo Antônio, no lugar Ipuarana, município de Campina Grande-PB.

            Professor Giovani era um mestre no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e outras línguas, com destaque para a francesa. Lecionou nas escolas: José Narciso da Rocha Filho, Aderson Alves Ferreira, Patronato Santa Catarina Labouré e Embaixador Espedito Resende. Aposentou-se em 15 de março de 1996.

2000 – COOPEPI (Cooperativa Educacional de Piripiri).

            A escola, criada por vinte e um sócios, funcionou até 2011, nos turnos matutino e noturno. Pela manhã, a escola oferecia ensino da 5ª série ao 3º ano do Ensino Médio. À noite, o Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

2009, janeiro – Centro Educacional Diógenes Quaresma de Sousa.

            É a escola do SESC (Serviço Social do Comércio) oferecida à comunidade piripiriense, especialmente aos alunos dos bairros Floresta, Matadouro e Estação. A modalidade de ensino (EJA – Educação de Jovens e Adultos) é ofertada pelo projeto SESC Ler, da alfabetização a 4ª série, no turno diurno.

            Quem foi Diógenes Quaresma de Sousa?

            Diógenes Quaresma de Sousa, filho de Inácio Higino de Sousa e Laura Rosa de Melo, nasceu na localidade Boa Vista, município de Barras-PI, no dia 15 de janeiro de 1935. Industrial, comerciante e agropecuarista. Diógenes casou com Maria Erinelda Teles de Sousa, de cuja união nasceram os filhos: Jorge Ivan, Gilvan e Gilvana. Diógenes Quaresma faleceu em 26 de junho de 1998.

2010 – IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).

            O IFPI foi inaugurado em fevereiro de 2010. O instituto oferece cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Administração, Comércio e Vestuário), com duração de quatro anos. Cursos na modalidade “Ensino a Distância” (Serviços Públicos, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho). Ensino Superior (Licenciatura em Matemática). Há ainda projetos na área social, como “Mulheres Mil”. O IFPI também oferece especializações.

 

2010, agosto – Unopar

            Oferecendo cursos na modalidade “EaD” (Educação a Distância), a Universidade Norte do Paraná iniciou suas atividades em Piripiri, no segundo semestre de 2010.

            Sua primeira sede foi no prédio do extinto “Colégio das Irmãs”. Atualmente, a Unopar está localizada na esquina das ruas Pires Rebelo com Padre Domingos.

            Os cursos ofertados são: Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Letras e História.

ESCOLAS MUNICIPAIS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – ÓRGÃO MUNICIPAL

            Inaugurado no dia 04 de julho de 1987, a Secretaria Municipal de Educação é o órgão regulador das escolas do município.

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL DR. ADAUTO COELHO DE REZENDE

            Localizado no final da Avenida Tomaz Rebelo, Bairro Anajás, o Centro Educativo Dr. Adauto Coelho de Rezende foi fundado no dia 04 de julho de 2005.

            Escola construída com recursos do FUNDEF, FPM, ICMS e, principalmente, recursos do legado do Dr. Adauto Coelho de Rezende.

            O centro educativo oferece Ensino Infantil e Fundamental, atendendo a crianças e adolescentes dos bairros Anajás, Recreio e Floresta.

            Quem foi Adauto Coelho de Rezende?

            Filho do Prefeito Nelson Coelho de Rezende e de Dona Carlota Amélia de Rezende, nasceu em Piripiri, no dia 1° de junho de 1906 e faleceu no Rio de Janeiro, em 05 de maio de 1991, sem ter deixado descendentes.

            Aprendeu a ler e a escrever no Colégio Castelo (um dos primeiros colégios particulares de Piripiri). Fez o ginasial no Liceu Piauiense, na capital piauiense. Concluiu o curso de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1930. Médico brilhante, recebeu o grau de doutor com a tese “Tratamento do Pé Torto sem Intervenção Sangrenta”. Lecionou no “Curso de Puericultura”, do Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, onde escreveu sessenta trabalhos sobre pediatria. Foi membro da Academia Americana de Pediatria. Em Piripiri, foi criador da “Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância”, entidade que originou o “Posto de Puericultura Dr. Adauto Rezende” (mais tarde, FSESP). Idealizou e fundou, com a ajuda de amigos, o “Museu de Perypery” (inaugurado em 04 de julho de 1987).

            Amante das artes plásticas, Dr. Adauto Rezende, em seus momentos de descanso, desenhava e pintava com aguçada sensibilidade.

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL IRMÃ ÂNGELA

             Sua localização: Praça da Saudade, 346, Morro da Saudade.

 

            Com a extinção do Patronato Santa Catarina Labouré e a Escola Normal São José, a Secretaria Municipal de Educação criou o Centro Educativo Municipal Irmã Ângela, homenageando uma religiosa que deixou sua marca em Piripiri.

 

            Quem foi Irmã Ângela?

            Mariana de Albuquerque Mendes é seu verdadeiro nome. Nascida no ano de 1926, na Cidade de Pacatuba-CE. Chegou a Piripiri em 1947 (aos vinte e um anos de idade). Com ela vieram as irmãs Eulália Alves Timbó e Helena Silva.

            Irmã Ângela foi superiora do Patronato Santa Catarina Labouré em três ocasiões: a primeira em 1959; a segunda em 1984 e a terceira em 1994.

            Irmã Ângela, que no Estado do Ceará é conhecida por Irmã Mendes, foi superiora do Patronato Sousa Carvalho, na Cidade de Ipu-CE, por três vezes: a primeira em 1962, recém-chegada de Piripiri; a segunda em 1975 e a terceira em 2001.

            Irmã Ângela faleceu em 17 de dezembro de 2015, em Fortaleza-CE.

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL MARIA DE LOURDES ASSUNÇÃO

            Escola construída com recursos do próprio município. Foi inaugurada em 15 de agosto de 1995.

 

            Quem foi Maria de Lourdes Assunção?

            Maria de Lourdes Assunção nasceu no dia 11 de fevereiro de 1905 e faleceu no dia 12 de dezembro de 1992. Filha de Severino José de Freitas e Dona Raimunda Maria de Assunção. Professora do Grupo Escolar Cassiana Rocha e Catequista de vocação, participava do “Apostolado da Oração”. Não deixou filhos.

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL OMAR DE ANDRADE RESENDE

            Av. Dirceu Mendes Arcoverde, 1335, Floresta.

 

            Primeiro centro educativo construído pelo município, a escola foi inaugurada em 04 de julho de 1987.

 

            Quem foi Omar de Andrade Resende?

            Omar Resende nasceu em Piripiri, na residência de seus pais, no dia 27 de abril de 1923. Filho do Sr. Otílio Coelho de Rezende e de Dona Maria Antonieta de Andrade Rezende. Omar Resende aprendeu a ler e a escrever em sua terra natal. Estudou o ginasial em Teresina-PI, nos colégios “Diocesano” e “Liceu Piauiense”. Concluiu os estudos no Rio de Janeiro, no Instituto Lafayette. De volta a Piripiri, assume o Cartório (que fora de seu irmão Carlos Resende). Casou-se com Raimunda Pinheiro de Resende (Yá Resende), nascendo, dessa união, os filhos: Maria do Perpétuo Socorro, José Narciso, Omar Filho, Maria Eugênia e Maria Agatha Margarete.

            Professor Omar foi vereador atuante na Câmara municipal de Piripiri, mas seu maior legado foi a Unidade Escolar José Narciso da Rocha Filho, uma segunda extensão da alma desse valoroso professor e honestíssimo tabelião. Seu empenho em dirigir a escola foi um exemplo bonito de casamento entre homem e instituição. Assim era Omar Resende, ótimo profissional, excelente pai, esposo amigo e companheiro e um filho zeloso.

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL GONÇALA DE BRITO PERES 

            Sua localização: Av. Aderson Ferreira, nº 3348, Russinha.

 

            Escola municipal instalada no prédio do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente).

 

            Quem foi Gonçala de Brito Peres?

            Gonçala de Brito Peres, conhecida por Gonçalinha, filha de Antônio Alves de Brito e Maria do Carmo da Conceição Brito, nasceu em São Benedito-CE, no dia 13 de setembro de 1933 e faleceu em Piripiri, no dia 14 de dezembro de 1998. Foi professora do Grupo Escolar Cassiana Rocha, onde também foi diretora.

            Gonçalinha, pessoa muito religiosa, estudou, a convite da Irmã Timbó, no “Colégio das Irmãs”, de Aracati-CE (Instituto Waldemar Falcão), onde foi interna e companheira de Maria do Carmo Santana (irmã da escritora Judith Santana).

            Gonçalinha desistiu do sonho de ser freira, mas não de ser catequista. Casou-se com Raimundo Peres, com teve uma filha, Joselita Maria de Brito Peres.

Gonçala de Brito Peres é a autora do Hino da Unidade Escolar Cassiana Rocha.

 

CRECHE MARIA DO CARMO MELO

            Sua localização: Av. Aderson Ferreira, nº 3348, Russinha.

 

            Creche instalada no prédio do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente).

 

            Quem foi Maria do Carmo Melo?

            Maria do Carmo Melo nasceu no dia 14 de julho de 1944, na Fazenda Alto d’Areia, em Piracuruca. Filha de Aureliano José de Melo e de Dona Raimunda Mendes de Melo (Dona Donzinha).

            A vida de Maria do Carmo Melo sempre foi uma provação. Fruto de uma gravidez perigosa (sua mãe tinha 44 anos de idade), seus primeiros meses de vida foram difíceis. Sua morte era dada como certa, face à sua saúde bastante debilitada. Essa situação levou sua família a providenciar um batismo de emergência, em que a criança tornou-se afilhada de Nossa Senhora do Carmo. Com sua melhora, a recém-nascida foi novamente batizada, dessa vez, na Igreja Matriz.

            Maria do Carmo nasceu doente, cresceu doente, mas sua fé em Deus só fazia aumentar. Por sua saúde inspirar cuidados, Maria do Carmo sempre foi cuidada com muito zelo e amor por sua família.

            Sua vida foi marcada por sua incrível força em quebrar barreiras e transpor as limitações. Desenganada por alguns médicos, escapou milagrosamente da morte em várias situações: ao nascer e em previsões de seu falecimento antes dos sete anos, dos quinze anos... Maria do Carmo submeteu-se a quatorze cirurgias

            A professora Maria do Carmo foi uma guerreira de Deus. Convivendo com algumas enfermidades, entre elas, um problema cardíaco bastante raro, compreendeu que a vida teria de ser vivida em todo seu esplendor. Estudou, andou de bicicleta, divertiu-se e alegrou a vida das pessoas à sua volta.

            Nada era empecilho em seu caminho, fazia longos percursos a pé, sem proteção contra o sol, o que levou um leve machucado em seu nariz, provocado pelos óculos, transformar-se em câncer de pele.

            Maria do Carmo fez o curso pedagógico na “Escola Normal São José” (o Colégio das Irmãs), fato que contrariou seus pais, receosos de sua frágil saúde. Nessa escola, Maria do Carmo destacou-se por apresentar uma inteligência fora do comum.

            Um fato inusitado, ocorrido na colação de grau, foi a pronúncia de seu nome por Frei Francisco, que, talvez confundindo o “c” de Carmo com a letra “o”, chamou assim o seu nome: “Maria do Ó”; repetindo algumas vezes, sem conseguir completar a palavra. Foi o bastante para Maria do Carmo ficar conhecida por “Maria do Ó”.

            Maria do Ó foi uma grande catequista. Caridosa, preocupada com os pobres, ajudava como podia a população carente. Com doações, construiu casas, ajudando, inclusive, no serviço pesado, como carregar material para a construção das habitações.

            Além da CEBES (Comunidade Eclesial de Bases) e da Pastoral da Juventude, entidades que ajudou a criar, fundou e coordenou três grupos: o Grupo das Ladras (nome originado através de uma brincadeira de Frei Francisco), o CEFA (Clube de Estudantes Frei André) e o CEFRAN (Clube Estudantil Frei Francisco).

            Maria do Carmo fundou duas escolas: Escola Frei Francisco e Escola Roda Viva. Foi responsável pela implantação do movimento dos carismáticos em Piripiri.

Maria do Carmo deixou dois livros: “No Mundo do Sonho” e “Respingos na Caminhada”.

            O seu calvário terminou no dia 21 de março de 1990, quando a professora, poetisa, catequista e filha devota de Deus partiu em direção ao céu, recompensa para quem, como ela, ofereceu amor e não se abateu diante de seus inúmeros problemas de saúde.

            A lembrança que ficará para sempre de Maria do Carmo é o seu sorriso de felicidade, sua marca registrada. Quem a via sorrir e não a conhecia, imaginava que ela não tinha problemas.

 

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL PAULO DE TARSO FREITAS MACHADO

             Av. Des. Antero Resende, s/nº, São João.

 

            A escola foi inaugurada em 27 de setembro de 2000, numa região pouco habitada. A cidade cresceu e, hoje, o centro educativo oferece uma educação de qualidade aos alunos dos bairros Petecas e São João.

            Autorizado pela Resolução CME-Piripiri-PI 001/2011, o C. E. Paulo Machado está situado próximo aos residenciais “José Amâncio de Assunção” e Petecas I, II e III.

 

            Quem foi Paulo de Tarso Freitas Machado?

            Paulo Machado, filho de Ademar de Castro Machado e de Dona Maria do Socorro Freitas Machado, nasceu em Piripiri, no dia 25 de outubro de 1944, falecendo na mesma cidade, em 15 de março de 1998.

            Concluiu o ginasial no Ginásio José Narciso da Rocha Filho, onde foi aluno da turma pioneira. Cursou o pedagógico no Colégio das Irmãs, em Piripiri, Estudou ainda em Recife-PE. Licenciou-se em Biologia pela UESPI.

            Começou a lecionar na Escola Paroquial Frei Jordão, exercendo o magistério em outras escolas: Padre Freitas, José Narciso, Colégio das Irmãs, Colégio Christus. Colégio Maria José etc. Foi diretor da Unidade Escolar Aderson Ferreira, do Liceu de Piripiri.

            Paulo Machado foi uma pessoa ligada aos esportes e ao lazer. Foi Presidente do Radar Futebol Clube e o criador da festa “Broto Legal das Férias”.

            Paulo de Tarso Freitas Machado foi agraciado, postumamente, com a Comenda Juncal, edição 2011.

 

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL VEREADOR JOAQUIM DE SOUSA CAVALCANTE

            O Centro Educativo do Bairro Germano, inaugurado em 13 de março de 2004, atende aos alunos do Bairro e de dois conjuntos habitacionais.

 

            Quem foi Joaquim de Sousa Cavalcante?

            Joaquim Cavalcante, conhecido por Joaquim do “Nelo” (ou do “Nel”) nasceu em Piripiri, no dia 16 de julho de 1920 e faleceu em 05 de dezembro de 2001. Foi comerciante, industrial e vereador por Piripiri.

 

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL VEREADOR VALDEMAR SOARES

            Inaugurado em 1º de março de 2002, o centro educativo trouxe conforto aos alunos do Bairro Paciência, que, para estudarem, deslocavam-se para outros bairros e o centro.

 

            Quem foi Valdemar Soares de Oliveira?

            Valdemar Soares nasceu no lugar Sossego, município de Pedro II-PI, no dia 12 de fevereiro de 1947 e faleceu em Piripiri, no dia 25 de julho de 2001. Valdemar era filho de Militão Alves de Oliveira e de Dona Raimunda da Silva. Aos 19 anos de idade, veio morar em Piripiri, onde montou um estabelecimento comercial na Rua José Osmar Mendes de Holanda, no Bairro Paciência. Casou-se com Raimunda Laurita Lima Oliveira, de cuja união nasceu André Vinícius Lima Oliveira. Valdemar Soares Oliveira foi vereador por Piripiri. 

 

ESCOLA MUNICIPAL CÍRCULO OPERÁRIO

(Ver histórico da Escola Círculo Operário em "A História da Educação em Piripiri - Parte I").

 

ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTENOR DE ARAÚJO FREITAS

            Originalmente, foi uma escolinha particular. Municipalizada, continuou com a mesma modalidade de ensino, sendo reconhecida por oferecer ensino infantil de qualidade.

 

            Quem foi Antenor de Araújo Freitas?

            Filho de Francisco de Araújo Freitas e de Dona Amélia de Medeiros Freitas, nasceu em Piripiri, no dia 06 de dezembro de 1926 e faleceu na mesma cidade, em 08 de setembro de 1988. Foi casado com Maria José de melo, com quem teve os filhos: Maria Virgínia e Francisco Eugênio. Estudou em Piripiri, no Grupo Escolar Padre Freitas e em Teresina, nos colégios Leão XIII (escola fundada pelo piripiriense Felismino Weser) e no Liceu Piauiense. Concluiu o científico (Ensino Médio) no tradicional Colégio Marconi, em Belo Horizonte-MG. Fez Medicina pela “Faculdade Católica de Ciências Médicas de Minas Gerais”, concluindo em 1957. Em 1958, já estava clinicando em Piripiri, onde foi chefe do FSESP (Fundação Serviço Especial de Saúde Pública) e diretor do Hospital Regional Chagas Rodrigues. Fez especialização em Leprologia. Na educação, destacou-se como professor do Ginásio José Narciso da Rocha Filho e da Escola Normal São José.

ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO OZANAM

(Ver histórico da Escola Municipal Frederico Ozanam em "A História da Educação em Piripiri - Parte I").

 

ESCOLA MUNICIPAL LINOCA PIRES REBELO

   Rua Ioiô Melo, 1240, Mutirão.

            Construída com recursos do FUNDEB, FPM e ICMS, a escola foi inaugurada em 04 de julho de 2008 e está localizada numa região pobre de Piripiri.

 

            Quem foi Linoca Pires Rebelo?

            Lina Cassianna de Sampaio (Pires) Rebello, conhecida por Dona Linoca, foi casada com o Coronel Thomaz Rebello de Oliveira Castro, com quem teve os filhos: José Pires Rebello (engenheiro civil, Intendente de Teresina, Deputado Federal, Senador da República, membro da Academia Piauiense de Letras), Cassiana Pires Rebelo da Rocha (deu nome à Unidade Escolar Cassiana Rocha), Angélica Rebelo Meira de Vasconcelos, Lina Pires Rebelo de Souza e Olavo Pires Rebelo (primeiro médico nascido em Piripiri).

            Dona Linoca era filha do Capitão José Rodrigues de Sampaio e Dona Cassianna Pires de Sampaio.

ESCOLA MUNICIPAL PADRE RAUL FORMIGA

             A escola começou a funcionar, inicialmente, na esquina das ruas Pires Rebelo com Padre Domingos, numa casa que já pertenceu a Hamilton Coelho de Rezende e onde morou Aderson Alves Ferreira. O prédio já havia servido de sede para uma escola, o Colégio Christus, de Dona Zuíla. Hoje, a escola está funcionando no prédio da extinta Escola Paroquial Frei Jordão.

 

            Quem foi Raul Formiga?

            Raul Saturnino Formiga nasceu no lugar “Fazenda Barra da Estiva”, município de Uruçui-PI, no dia 28 de junho de 1912 e faleceu em Belo Horizonte-MG. Filho de Luiz Saturnino Formiga e de Dona Maria Mendonça Formiga. Ordenou-se padre, celebrando a primeira missa em Teresina (1940). No ano seguinte (1941, 16 de maio), Padre Raul já estava em terras piripirienses, onde permaneceu até 31 de dezembro de 1952. Padre Raul Formiga foi uma pessoa querida por muitos e antipatizada (em alguns casos, odiada) por outros.

            Tão logo estabelecido em nossa cidade, o dinâmico padre tratou logo de dar início ao seu sonho: a fundação de uma escola normal, para formação de professoras; o que foi realizado poucos anos depois. É também de sua criação, a primeira amplificadora da cidade.

 

ESCOLA MUNICIPAL RODA VIVA

            A criação desta escola deve-se ao pioneirismo da Profª Maria do Carmo Melo, que lecionava em dois turnos, durante o dia: sendo um turno pelo Estado e outro pelo Município. O contato com crianças carentes da “Unidade Escolar Cota Sampaio” despertou o interesse da professora, que preocupada com as pequenas criaturas daquela região de Piripiri (Floresta e Anajás), tão necessitadas de um melhor acompanhamento e, principalmente, de aulas de reforço, cria, no início da década de 80, a “Escolinha Roda Viva” (pré-escolar), para atender crianças com idade inferior a sete anos. A escola funcionava às suas custas.

            Com o crescimento do “prezinho” (assim chamado por Maria do Carmo Melo), a escola foi transferida de sua residência para uma casa próxima, situada também na Av. Tomaz Rebelo (onde já havia funcionado o Mobral).

            Eram tempos árduos para a educação, o ensino infantil não era responsabilidade do governo estadual. Crianças de família pobre só frequentavam a escola a partir dos sete anos, sem ter noção alguma de leitura e escrita.

            Para manter sua escolinha, ela usava seus vencimentos, percebidos como professora para pagar as alunas do grupo de jovens CEFRAN (Clube Estudantil Frei Francisco, por ela fundado), que se desvelavam na educação dos pequeninos. Com essa atitude, resolvia todos os problemas: o das crianças e o dos jovens educadores, que além de remunerados, mantinham-se ocupados com a nobre função de ensinar.

            Com o agravamento da saúde da Professora Maria do Carmo, o destino da “Escolinha Roda Viva” foi entregue aos cuidados do Município, que transfere a escola para o casarão do falecido Reginaldo Castro (esquina das ruas Germayron Brito com Pires Rebelo, hoje sede do “Núcleo Jurídico da CHRISFAPI”).

            Em 02 de agosto de 2004, a escola foi transferida para o prédio do “Colégio das Irmãs”, ocupando seu lado direito, onde permanece até hoje.

 

CRECHE SINHARA CASTRO

            Rua Enoque Monte s/nº, Bairro Germano.

 

            Inaugurada em 03 de julho de 1990, a Creche Sinhá Carvalho foi construída em convênio com a Fundação Banco do Brasil, LBA e Prefeitura de Piripiri.

 

            Quem foi Sinhara Castro?

 

 

            Eugênia Rodrigues de Castro nasceu em Piripiri, no dia 22 de janeiro de 1893 e faleceu na mesma cidade, em 08 de junho de 1966. Foi casada com João José da Cruz, de cuja união nasceram os filhos: Antônio, Luiz, Lina (Linoca), João (Joquinha), Maria, Irma, Tarcísio, Francisco (Chico Ventura), Maria José e Zilda. Dona Eugênia ou Sinhara Castro, como era carinhosamente chamada, foi uma mulher religiosa e cozinheira de mão cheia. Sua família era seu bem maior.

 

CRECHE VIRGEM PODEROSA

            Rua Tenente Antonio de Freitas, nº3555, Prado.

 

            A creche “Virgem Poderosa” ocupa o imóvel onde funcionou o asilo de velhos “Lar Virgem Poderosa”, criado pelas irmãs de caridade do Patronato Santa Catarina de Labouré, em 06 de novembro de 1989.

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL ANTÔNIO FERREIRA NETO

           Sua localização: Rua Leônidas Melo, s/nº, centro.

          Atendendo à necessidade de uma nova escola, em razão de o crescente número de alunos que procuravam a “Escola Municipal Círculo Operário”, o Centro Educativo Antônio Ferreira Neto foi inaugurado em 09 de março de 2009. A escola, bem localizada, atende a alunos de diversos bairros e do centro. Seu funcionamento está autorizado pela Resolução CME-PIRPIRI/PI 001/2001.

 

            Quem foi Antônio Ferreira Neto?

            Antônio Ferreira Neto (Ferreirinha) nasceu em Piripiri-PI, em 1919 e faleceu em 26 de abril de 2003. Filho de Aderson Alves Ferreira e de Dona Rosa Rezende Ferreira. Trabalhou com seu pai (comércio), com quem aprendeu preciosas lições de vida e adquiriu experiências para seguir seu próprio caminho, o que aconteceu em 1946, quando adquiriu a “Farmácia Ideal”. Foi casado com Hilda de Melo Ferreira, com quem teve os filhos: Diógenes, Aderson, Cláudia, Maria de Fátima, Wilson, Rosa Helena, Antônio Ferreira Júnior e Joana Paula.

            Ferreirinha foi eleito Prefeito Municipal de Piripiri, comandando a cidade de 1973 a 1978.

 

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL ÍSIS CAVALCANTI

            Inaugurado poucos dias após o centenário de Piripiri, em 07 de julho de 2010, o centro educativo do Bairro Flor dos Campos foi construído com recursos do FPM, ICMS, AM e FUNDEB. Atende aos alunos dos bairros Flor dos Campos e Vista Alegre.

 

            Quem foi Ísis Cavalcanti?

 

            Ísis Cavalcanti de Freitas, professora comprometida com a educação dos piripirienses. Ficou conhecida por suas aulas de preparação para o difícil e temido exame de admissão do ginásio José Narciso da Rocha Filho. O exame de admissão era uma espécie de vestibular local. Dona Ísis, Professora polivalente, dominava a matemática, ciências, línguas, história, geografia etc.

            Estar sob sua orientação era vitória certa no exame. Os alunos, sob seus cuidados, realizavam duas provas: uma oral e a outra escrita.

Suas aulas eram ministradas numa pequena casa da Rua Padre Domingos, onde hoje funciona um mercadinho.

 

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL ALZIRA VIOLETA REZENDE CASTRO

            Escola localizada na Rua Tinoca Rezende (irmã da homenageada Alzira Violeta de Rezende Castro), no Bairro Santa Maria, funcionando nas seguintes modalidades: Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental I.

            Construído com recursos do FPM, ICMS, AM e FUNDEB, o centro educativo foi inaugurado no dia 18 de julho de 2010, funcionando em fevereiro de 2011. Seu slogan: “Educar, compromisso de todos!”.

 

            Quem foi Alzira Violeta Rezende Castro?

            Alzira Violeta Rezende Castro, filha de Domingos Coelho de Melo Rezende (Bugy) e de Dona Rita Rosa de Araújo, nasceu em 29 de julho de 1902, em Piripiri e faleceu na mesma cidade, no dia 04 de fevereiro de 1962. Diplomada professora pelo “Colégio Sagrado Coração de Jesus”, em Teresina-PI, lecionou nas Escolas Reunidas Padre Freitas e em escolas da Cidade de Pedro II-PI. Casou-se com Eulálio de Melo Castro, com quem teve os filhos: Alice e Reginaldo.

 

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL CAROLINA DE FREITAS LIRA

            Residencial Parque Petecas III, Bairro Petecas.

 

            Escola inaugurada em 29 de janeiro de 2012, construída para atender a população infanto-juvenil do Bairro Petecas, mais precisamente dos Residenciais Parque Petecas I, II e III. Funcionando no turno diurno, nas modalidades do Ensino Infantil e Ensino Fundamental. Seu slogan: “Educar para formação da cidadania!”.

 

            Quem foi Carolina de Freitas Lira?

 

            Nascida no dia 16 de abril de 1923, em Piripiri, com o nome de Carolina de Freitas Lira, mas os amigos a chamavam carinhosamente de Iaiá. Dona Iaiá era trineta do Padre Freitas, sobrinha de Lolô Freitas e filha do casal José de Aguiar Freitas (Juca Freitas) e Filomena Passos Freitas (Dona Filó). Casou-se com Manoel Cipriano Lira, com quem teve oito filhos, entre eles, o piripiriense Átila de Freitas Lira.

 

CENTRO EDUCATIVO MUNICIPAL DES. ANTÔNIO DE FREITAS REZENDE

            Sua localização: Campo das Palmas.

 

            Centro educativo mais novo de Piripiri, foi construído para atender aos alunos de uma parte do centro, do Morro da Ana, do Morro da Saudade, do Bairro Caixa d’água e do Bairro Campos das Palmas.

 

            Quem foi Antônio de Freitas Rezende?

            Antônio de Freitas Rezende nasceu em Piripiri, no dia 30 de outubro de 1935 e faleceu em Teresina-PI, no dia 17 de setembro de 2009. Filho de João de Freitas Rezende e de Dona Maria da Graça Freitas Rezende. Iniciou seus estudos em Piripiri (primário). Fez o ginasial no Colégio Diocesano, na capital piauiense. Na mesma cidade (Teresina), concluiu o Ensino Médio. Formou-se em Direito, em 1962, pela extinta Faculdade de Direito do Piauí.

            Foi Promotor de Justiça na Comarca de Esperantina-PI. Foi Juiz de Direito nas comarcas piauienses de Campo Maior, Alto Longá, Castelo do Piauí, Oeiras e Teresina. Foi desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

            Foi um professor comprometido com o aprendizado de seus alunos. Lecionou nas cidades piauienses: Esperantina, Alto Longá, Campo Maior e Piripiri.

            Antônio de Freitas Rezende foi condecorado com a “Comenda Juncal”, nossa maior honraria.

 

CRECHE PROINFÂNCIA ROMERITTO FRANCISCO ESCÓRCIO DE BRITO XIMENDES

            Sua localização: Campos das Palmas.

 

            Creche criada com a finalidade de prestar auxílio  às famílias carentes da região em que está localizada, com capacidade para atender até trezentas crianças. Sua construção moderna oferece ainda amplas salas, fraldários e um refeitório.

            Quem foi Romeritto Francisco Escórcio de Brito Ximendes?

             Romeritto Francisco Escórcio de Brito Ximendes nasceu no dia 28 de julho de 1992 e faleceu no dia 1º de julho de 2011. Era filho de Sebastião Escórcio de Brito e de Maria de Sousa Ximendes Escórcio Brito. Estudou até o 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Maria José da Silva Melo.

 Para execução deste trabalho, foi de fundamental importância a pesquisa em livros (incluindo-se livros de Cartório), informações prestadas por estudiosos da nossa história, fotografias escaneadas de álbuns de família, salvas em facebook, fotografadas de quadros e feitas originalmente para este artigo.

Pesquisa feita nos seguintes livros: "Piripiri" e "O Padre Freitas de Piripiri", de Judith Santana; "Memórias de Piripiri", "Velhos Conterrâneos Luminosos" e "Nos Tempos do Coronel Thomaz Rebello", de Cléa Rezende Neves de Mello; "Ruas, Avenidas e Praças de Piripiri" e "Ponta-de-Rama", de Fabiano Melo; "Cronologia Histórica do Estado do Piauí", vol. 02, de F. A. Pereira da Costa;  "Pesquisas para a História do Piauí", vol. o4, de Odilon Nunes; "Professor Felismino Freitas - Educação como Missão e Vocação", de Maria Leonília de Freitas, Francisco Antonio Freitas de Sousa e Francisco Newton de Freitas; "Piripiri", publicação do Banco do Nordeste S/A; "PIRIPIRI - Piauí", monografia nº 625, publicada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; "Parabéns, Piripiri! 75 anos", publicação da Prefeitura Municipal de Piripiri; "Cada Rua, Sua História - Parnaíba", de Caio Passos; "100 Fatos do Piauí no Século XX", de Zózimo Tavares; “Antologia da Academia Piauiense de Letras”, de Wilson Carvalho Gonçalves; “Almanaque da Parnaíba” (1961), de Ranulpho Torres Raposo. “Revista Cidade Verde”, edição 042, de 09/10/2012; “Como o Sândalo – Virtudes e Méritos de Maria do Carmo Melo”, de Ana Maria Cunha; “Respingos na Caminha”, de Maria do Carmo Melo, “Sertões de Bacharéis – O Poder no Piauí entre 1759 e1889”, de Jesualdo Cavalcanti Barros.

Fotos, imagens, comentários em fotos de facebook, sugestão e informações prestadas pelos intelectuais: Armilo de Sousa Cavalcante, Auciomara Teixeira, João Cláudio Moreno, Adelaide Macedo, Maria da Conceição Oliveira de Almeida, Vicença Assunção Oliveira e Assunção, Joaquim Amâncio de Assunção, Fabiano Melo, Luiz Mário de Morais Getirana, Emília Maria Cruz, Zélia de Cruz Castro Bezerra de Melo, Edivar Gomes de Araújo, Raimunda Rocha e Silva, Francisco Newton de Freitas, Maria Daysée Assunção Lacerda, Lúcia Cruz Holanda, Zélia Marques, Antonio Ferreira Filho, Cléa Rezende, Leonor Melo, Emília Maria Cruz, Maria José Melo, Ana Assunção Oliveira Cunha, Maria da Anunciação Araújo Sousa, Luísa Sousa Lustosa Araújo, Leonor de Melo Rodrigues, Justina de Sousa Medeiros Oliveira, Maria dos Remédios Paiva Marques, Eugênio Leite Monteiro Alves.

Sites pesquisados: http://www.ufpi.edu.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt10/GT10_2006_03.PDF → Marcelo de Sousa Neto (UESPI) Doutorando em História – UFPE; http://www.gterra.com.br/geral/governo-de-wellington-dias-fechou-40-escolas-no-piaui-29942.html; 

http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/248445_professores_denunciam_manobra_para_fechar_escola_seduc_nega_acusacao.html;

http://www.180graus.com/blog-literario/o-s-f-u-n-d-a-d-o-r-e-s-baurelio-mangabeira-por-reginaldo-miranda-472410.html; http://www.camara.gov.br/internet/InfDoc/novoconteudo/legislacao/republica/Leisocerizadas/Leis1972v2.pdf

http://www.diariooficial.pi.gov.br/diario/200506/18813f2617262c2.pdf; http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2665800/dou-secao-1-17-04-1957-pg-1/pdfView; http://www.famososquepartiram.com/2011/07/petronio-portela.html; http://csi.ati.pi.gov.br; 

www.colegiomariajosepi.com.br; http://www.educandariochristus.com.br; www.chrisfapi.com.br

http://www.tre-df.jus.br/institucional/conheca-o-tre-df/galeria-de-ex-presidentes/desembargador-joaquim-de-souza-neto

http://professorfranciscomello.blogspot.com.br/2010/06/mulheres-que-contribuiram-para-nossa_21.html

http://historiadopsc.blogspot.com.br/2010/09/todas-as-diretoras-do-patronato-sousa.htm

http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_19970822_ozanam_po.html

http://www.piracuruca.com/capitulotexto.asp?codigo=49&codigo1=Revista%20Ateneu%20-%20N%B0%201

http://www.noticiasdeurucui.com.br/noticias/saiba-quais-as-melhores-escolas-publicas-do-piaui-segundo-o-ideb-2011-10560.html

http://www.cidadeverde.com/seduc-premia-75-escolas-que-tiveram-acima-da-media-no-ideb-e-enem-62109

http://www.piaui2008.pi.gov.br/impressao.php?id=14316