A PRIMEIRA E ÚNICA PREFEITA DE PIRIPIRI

 

Por Evonaldo Andrade

 

Postado pela primeira vez numa segunda-feira, 12 de agosto de 2013, 15h02min

            Francisca Holanda Felinto de Melo, filha do casal Diógenes Felinto de Melo e Violante Holanda de Melo, nasceu em Piripiri-PI, no ano de 1916.

            Bonita, inteligente, comunicativa, Francisca Melo tornou-se a primeira Prefeita de Piripiri, ao assumir, interinamente, a chefia do município.

            Como e quando aconteceu?

            1938, era então Prefeito de Piripiri, Nélson Coelho de Rezende. Para se quitar com o Serviço Militar, Nélson Coelho se afasta da chefia do executivo municipal durante quinze dias. Nesse período (25 de junho a 10 de julho de 1938), assume o comando do município, a Secretária da Câmara Municipal, Senhorita Francisca Holanda Felinto de Melo.

            No dia 22 de abril de 1941, às 17h00min, em Piripiri, o médico  Antônio Tito Castelo Branco atestou o óbito de Francisca Melo.

            Com apenas vinte e cinco anos de idade (e já aposentada), vítima de “tuberculose pulmonar”, Francisca falece, deixando a cidade consternada e inconformada. Tão bela e inteligente jovem ainda tinha muito a realizar.

 

Fonte de pesquisa: Livros "Ruas, Avenidas e Praças de Piripiri", de Fabiano Melo; "Piripiri", de Judith Santana e "Livro de Óbito n° 18".

Imagens: Acervo de Evonaldo Andrade.