CRIAÇÃO DA PARÓQUIA SANTA DOROTÉIA
- Detalhes
- Categoria: Joaquim Pires, minha terra querida
- Publicado: Terça, 24 Janeiro 2017 00:23
- Escrito por Jorge do Bairro
8
Por Jorge do Bairro
A Paróquia de Santa Dorotéia de Joaquim Pires-Piauí, foi criada no dia 30 de Outubro de 1992, tendo como Padroeira SANTA DOROTÉIA.
Criada pelo Sr. Bispo Diocesano D. Joaquim Rufino do Rêgo pelo decreto nº 01/1992.
A posse do primeiro Pároco Mons. Francisco Bossuet de Sales, que realizou-se no dia 30 de Outubro em missa celebrada pelo Sr. Bispo Diocesano D. Joaquim Rufino do Rêgo e vários padres da Diocese, lido o Decreto de criação da Paróquia, em seguida foi lida a provisão do primeiro Pároco e dado a posse. “Fazemos saber que atendendo à necessidade de nomear um pároco para a nova Paróquia de SANTA DOROTÉIA e tendo em vista as boas qualidades que tenho na pessoa do Mons. Francisco Bossuet de Sales, havemos por bem nomeá-lo através da presente provisão, designar o pároco da referida paróquia de SANTA DOROTÉIA de Joaquim Pires-Piauí”.
População paroquial em 1992: 13.822 habitantes
Área: 740 Km2.
email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
MONS. FRANCISCO BOSSUET DE SALES
Nascido no Dia 25 de março de 1931 em São Domingos da Mudança município de Buriti dos Lopes – PI, filho de Francisco Leôncio de Sales e Ineizita de Sales, ordenado no dia 08 de dezembro de 1959, pelo Bispo Diocesano de Parnaíba Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório que, com a criação do município de Joaquim Pires determinou a Área Pastoral da sede teria os cuidados da Paróquia Santa Luzia de Luzilândia-PI e as Capelas da zona rural aos cuidados da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Buriti dos Lopes-PI.
FUNCÕES EXERCIDAS NA DIOCESE DE PARNAÍBA:
1. Vigário Cooperador da Catedral de Nossa Senhora da Graça em Parnaíba de 1960 a 1961;
2. Pároco da Catedral de 1961 a 1972 e Vigário de Luis Correia durante 5 anos;
3. Pároco de Piracuruca de 1972 1981 e pároco de Batalha durante 6 anos;
4. Pároco de Buriti dos Lopes de 1982 a 1992
5. Pároco em Joaquim Pires (Paróquia Santa Dorotéia) de 1992 a 2003.
Ao chegar em Buriti dos Lopes à Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em 1982, Mosenhor Francisco Bossuet de Sales passou a visitar o município periodicamente, realizando trabalhos nessa Área Pastoral durante uma semana a cada mês.
No dia 29 de janeiro de 1989, Monsenhor Francisco Bossuet deu inicio à nova Igreja, situada na Praça 28 de Dezembro.
Em 12 de janeiro de 1992, Dom Joaquim Rufino do Rêgo deu a bênção Solene da nova Igreja, nessa ocasião os Frades Franciscanos da Alemanha, que patrocinaram a construção se fizeram presentes à solenidade.
No dia 30 de outubro de 1992, o Dom Rufino do Rêgo, Bispo Diocesano pelo decreto nº 1/92 elevou a nova Igreja como Matriz, tendo como Padroeira Santa Dorotéia e nomeando como primeiro Pároco o Mons. Francisco Bossuet de Sales, que sem medir esforços, muito contribuiu para este acontecimento.
Mosenhor Francisco Bossuet de Sales permaneceu na Paróquia Santa Dorotéia até o dia 16 de outubro de 2003, quando teve um infarto cardíaco, onde posteriormente foi submetido a uma cirurgia do coração, ficando afastado das atividades paroquiais por determinação médica.
Em 29 de setembro de 2009, Monsenhor Francisco Bossuet de Sales, veio a falecer em Joaquim Pires-PI e seu corpo é sepultado no Cemitério da localidade Mimosa, zona rural do município, onde já se encontram também os restos mortais de seus familiares.
Sua vida foi marcada por lutas de melhores condições de vida dos paroquianos, como também pelo combate das injustiças sociais ocorridas na cidades perante os políticos da época.
ANTECEDENTE DE MONSENHOR FRANCISCO BOSSUET DE SALES: PADRE JONAS PINTO
Nascido no dia 28 de março de 1916, filho de João Vieira Pinto e Orcina Fonseca Pinto, foi ordenado Sacerdote no dia 29 de novembro de 1942 na Igreja Prainha, em Fortaleza. Foi Vigário das paróquias de Buriti dos Lopes, Esperantina, Matias Olímpio e Luzilândia, sendo esta última durante 42 anos e 10 meses. Também em Joaquim Pires-PI, desenvolveu um belíssimo trabalho pastoral junto à Paróquia Santa Dorotéia no período de 1961 a 1982, realizando centenas ou milhares batizados e casamentos, deixando de ser vigário da Paróquia Santa Dorotéia em 1982 quando entregou aos cuidados de Monsenhor Francisco Bossuet de Sales da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Buriti dos Lopes. Nesse período Padre Jonas Pinto Celebrava na Capela de Santa Dorotéia, às margens da Lagoa do Cajueiro, onde está sendo construído o Centro Pastoral São Sebastião.
Monsenhor Jonas da Fonseca Pinto veio a Falecer no dia 09 de março de 2007 no hospital Albert Sabin em Recife e sepultado no Cemitério Santo Amaro na capital pernambucana.