PADRES QUE VIERAM DEPOIS DE MONS. BOSSUET

Por Jorge do Bairro

PADRE FRED SÓLON

 

Padre Fred Sólon nasceu Luiz Ferdinando Torres da Costa e Silva. O despertar para Deus foi uma decisão tomada numa madrugada, dentro de uma boate. Um choque para a sociedade, uma benção para o padre Fred Sólon. Esteve no noviciado dos Jesuítas, em São Paulo, onde iniciou os estudos de letras clássicas, grego, latim e literatura. No Rio de Janeiro, começou o curso de filosofia e sociologia. O curso foi concluído em Buenos Aires, onde se ordenou no dia 17 de dezembro de 1966.

A formação de jesuíta foi concluída na Bélgica. De volta ao Brasil foi para a Diocese de Barra, na Bahia.

Em 1981 foi transferido para Recife e passou a ser responsável pela Pastoral Universitária na Universidade Católica. Também foi missionário em Moçambique.

Pe. Fred Sólon chegou à Paróquia Santa Dorotéia e empossado por Dom Alfredo Scháffler no dia 22 de agosto de 2008, às 19h, na Igreja Matriz. Ele sempre comentava na possibilidade de colocar a Estátua de Santa Dorotéia para olhar com carinho materno para a cidade de Joaquim Pires em uma visão panorâmica da cidade. Foi ai que no dia 26 de dezembro esta foi exposta no monte onde recebe o nome de Mirante de Santa Dorotéia.

 

 

No dia 18 de novembro de 2009, era madrugada quando Pe. Fred veio a falecer na cidade de Joaquim Pires-PI, vítima de infarto fulminante. Seu corpo foi velado na Igreja Matriz de Santa Dorotéia e levado para a Paróquia do Cristo Rei, em Fortaleza e de lá para o Cemitério Jardim Metropolitano, onde foi cremado e suas cinzas foram lançadas do alto do Cruzeiro, monumento construído por ele entre 2000 e 2007, perto do Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité-CE. Sua vida foi marcada por desafios e missão  de ajudar as famílias, levando serviços sociais, melhoria da qualidade de vida e esperança de dias melhores.

PADRE ERNESTO PEREIRA DE OLIVEIRA

       Padre Hernesto Pereira de Oliveira, nascido no dia 18 de maio de 1965 na cidade Pedro II. Filho de João Antônio de Oliveira e Maria do Socorro Gomes . Ordenado Sacerdote no dia 03 de junho de 1995, fazendo parte do jubileu de ouro da Diocese, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Pedro II, por Dom Rufino do Rêgo. Com o falecimento do Pe. Luis Ferdinandes  Torres e Silva (Pe.Fred Solon)  ocorrido no dia 18 de novembro de 2009, Pe. Hernesto da vizinha Paróquia da Boa Esperança de Esperantina assumiu os serviços pastorais no período de dezembro de 2009 a março de 2010 até que o Bispo Diocesano Dom Alfredo indicasse um novo Padre para administrar a Paróquia Santa Dorotéia, o Padre Antônio Brasilino.

 

PADRE ANTONIO BRASILINO FILHO

         Nasceu no dia 24 de julho de 1971, na cidade Castelo do Piauí, filho de Antônio Brasilino e Francelina Ribeiro lima, batizado no dia 29 de setembro de 1971, fez comunhão em 1983 e crismado no dia 13 de novembro de 1986 na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo em São Miguel do Tapúio, sendo este último sacramento celebrado por Dom Abel Alonso Nunes. Cursou o 1º grau de 1979 a 1988 nas Unidades Escolares Lima Rebêlo e Francisca de Aragão Paiva. Foi estagiário do Banco do Brasil no período de 1987 a 1990 na cidade que residia. Cursou o pedagógico parcelado pelo Instituto Elias Torres – Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Castelo do Piau. Ingressou no Seminário Diocesano em Campo Maior no dia 18 de fevereiro de 1991, onde passou um ano de experiência, estudando como ouvinte o Ginásio Santo Antônio.

     No dia 14 de dezembro daquele ano foi para Teresina fazer um teste seletivo para ingressar no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, tendo conseguido aprovação e consequentemente em 1992 ingressado onde queria, passando assim por 7 anos nos estudos filosofia e teologia. Recebeu o Rito de admissão aos 14 de setembro de 1997 e foi instituído nos Ministério de Acólito e Leitor, que neste mesmo dia em preparação ao Diaconato e Presbiterato na Catedral de Santo Antônio em Campo Maior – PI. Foi ordenado Presbítero no dia 9 de janeiro de 1999, celebrando sua 1ª Missa no dia 10 de janeiro na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo na cidade de São Miguel do Tapúio – PI, às 08 da manhã. Depois disso, já esteve realizando seus belíssimos trabalhos nas paróquias de Nossa Senhora da Assunção, em Assunção do Piauí em 1999 a 2001, Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Altos – PI, de 2002 a 2005, Paróquia São Francisco de Assis em Piracuruca – PI, de 2005 a 2010. Foi Vigário Paroquial de São Miguel Arcanjo em São Miguel do Tapúio – PI (setembro a dezembro de 2001).


           No dia 17 de abril de 2010 tomou posse na Paróquia Santa Dorotéia em Joaquim Pires – PI, realizando um trabalho de grande relevância para uma melhor sustentabilidade da Paróquia através dos trabalhos pastorais, especialmente com o Dízimo, levando a um crescimento expressivo, ficando assim os paroquianos gratos pelo que realizou durante o período que esteve na cidade de Santa Dorotéia.