PADRE EVERALDO: ALEGRE E CATIVANTE AO PROCLAMAR DA PALAVRA DE DEUS

Por Jorge do Bairro

 

PADRE EVERALDO SOARES

           O Padre Everaldo Soares Ramos, nasceu no dia 21 de agosto de 1971 na cidade de Joaquim Pires – PI, foi ordenado sacerdote em Parnaíba – PI, no dia 20 de maio de 2000. Iniciou seu pastoreio na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança de Esperantina e em seguida assumiu como Administrador Paroquial da Paróquia de São João da Fronteira. Fez Pós-graduação no campo da Evangelização da Juventude, na Universidade Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul. Foi animador do setor da juventude da Diocese de Parnaíba com muita dedicação. Era vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cocal e desde muito jovem, destacava-se por sua liderança dentro da Igreja e seu jeito alegre e cativante de falar de Deus; durante sua vida religiosa, foi bem sucedido no meio de seu rebanho e especial à sua família, tratava todos com amor e se dedicava de tal forma que chamava atenção de sua delicadeza, foi um padre que acompanhou de perto toda a tragédia da Barragem Algodões, se empenhou de corpo e alma em defesa das vítimas que muitas vez fazia vigília, até mesmo na rádio Tropical FM, em prol das mesmas.

MISSA NA PARÓQUIA N. S. DO PERPÉTUO SOCORRO EM COCAL-PI

 

      Ele sempre deixou bem claro que na família se aprende os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda. E é também fonte de exemplo para todas as gerações, inspirando a formação de novas famílias e que, é também no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.  Por isso, é tão comum que nos comportemos como quem nos criou, como nossos pais e avós, trazendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes.

 

          Sempre buscando ajudar ao próximo e fazer algo bom pela Igreja, cumpriu com sua missão de acolher, foi pregador de muitos retiros, encontros e concentrações em todo o estado, atraindo as inúmeras pessoas que gostavam de participar de suas palestras. Além das pregações, o sacerdote tinha uma forma cativante de chamar a atenção das pessoas para a Palavra de Deus, pois, fazendo-as rir com suas histórias, ele proclamava com autoridade os ensinamentos deixados por Jesus, que sempre vive entre irmãos. Sempre esteve defendendo também a nossa rica e admirável Lagoa do Cajueiro na sua cidade natal, promovendo mobilização contra àqueles que não preservam esse imenso manancial, conclamando para que todos cuide daquilo que é de todos. Sua preocupação era que, não acontecesse o se pode ver na  imagem, fruto de muita poluição recaindo sobre a mesma, que não pode se defender, mas que a cada dia pede socorro. Esteve presente em seções do Legislativo Municipal anos atrás, para que se tomasse providências, mas sem muito apoio dos mesmos. O que se pode observar em 2017? A triste realidade sendo tomada por pastas que se alastram nesse ponto turístico, decorrente de muitos dejetos vindos da cidade.

 

      O padre Everaldo foi, mas, deixou a saudade, a lembrança de seu sorriso por onde passava, sempre cuidava de suas atividades físicas, porém o destino fez sua partida eterna deixando para trás os seus familiares e seus amigos, apagando uma estrela, deixando lágrimas, saudade e tristeza aos Joaquimpirenses; e muitos ainda se vivem procurando preencher um vazio que ele deixou. Podemos entender o que realmente aconteceu com o Padre Everaldo, tão jovem que de repente foi morar com Deus. Agora com a sua ausência só nos resta à lembrança do seu sorriso, do seu abraço, da sua voz e de tudo que era seu.

 

Referêcias:

 

http://www.tropicalnoticias.com/2014/08/em-memoria-aniversario-do-padre-ev.html acessado em 04  de março de 2017.

http://www.acessepiaui.com.br/index-mobile.php?pg=ver_colunas2_mobile&id=700. Acessado em 20 de março de 2017