MESTRE NONATO: O MESTRE DE OBRAS DE JOAQUIM PIRES - PI

Por Jorge do Bairro

 

 

Raimundo Nonato de Sousa, filho de Carmina Maria da Conceição, natural da cidade de Esperantina – PI, nascido no dia 07 de novembro de 1927. Vindo de sua terra natal em 1966, através  de Pedro Agápto da Silva, prefeito na época de Joaquim Pires, veio com o objetivo de se responsabilizar pelas obras. “Mestre Nonato” a partir daí fixou-se com sua família para residir e dar inicio às primeiras obras da cidade recém emancipada. Dentre as obras de destaque de Mestre Nonato, sendo a primeira, pode-se citar a Unidade Escolar Doroteu Sertão. Posteriormente deu inicio a outras obras como a Unidade Escolar Raimundo José Monteiro, o Mercado Público Municipal, a Fundação Cespi e dentre outras.

Com o passa do tempo, Mestre Nonato, como era conhecido, fez parte do Diretório do Partido Político do Prefeito Antônio da Silva Ramos, o Antônio Miroca, onde fez várias amizades com outros políticos da época. Na fotografia abaixo, mostra-o quando tinha 40 anos, encontrada no acervo da família:

 

Mesmo com sua filiação em um partido ainda continuou à frente de obras para o desenvolvimento da cidade. Sua última obra realizada foi o antigo órgão em 1988, que se transformou no Centro de Referência de Assistência Social. Neste mesmo ano foi vítima de um acidente vascular cerebral. Esse grande mestre de obras veio a falecer no dia 15 de novembro 1995.

     Ele se destacava pelo o empenho e dedicação que tinha pelo que fazia, sempre com muita seriedade, responsabilidade e acima de tudo, honestidade. Se foi deixando muita saudade de seus familiares e amigos que ficaram.

 

Referência:

Professora Rosário Borges (filha) e Dona Rosa (esposa), adquirido em 25 de fevereiro de 2017.