Licínio de Britto Mello

 Por Evonaldo Andrade

Licínio de Britto Mello nasceu na Vila de Piracuruca-PI, em 1879, filho de Onofre de Britto Mello (o dentista de Piracuruca-PI) e Anísia Rosa de Britto. Casou-se com Maria Augusta de Rezende, filha do Tenente-Coronel Antônio Coelho de Rezende e de Dona Filomena Rosa de Mello. Em Piracuruca, Licínio era agente dos correios e dono de uma farmácia: Drogaria ideal.

Quando o casal chegou em Peripery-PI, em 1922, os três primeiros filhos já haviam nascido: Odete Rezende Mello, Antônio Coelho de Rezende Neto e Onofre de Britto Mello Neto. Aqui em Piripiri, nasceram mais três filhos: Orminda Rezende de Mello, Lauro Américo Rezende de Mello e Maria de Lourdes de Rezende Mello.

Sobre a foto acima: 01 – Maria de Lourdes de Rezende Mello (filha de seu Licínio de Brito Mello); 02 - Judith Santana e 03 - Zilda Cruz.

            Cidadão probo, em pouco tempo conquistou a confiança e a amizade dos periperienses, tornando-se membro do Conselho Municipal em 1925 (ano em que nasceu sua filha Maria de Lourdes).

            Homem de várias habilidades, versátil e prestimoso, possuía uma botica em sua casa, onde atendia a comunidade.

Sobre a foto acima: 1 – casa e botica de Licínio de Britto Mello; 2 – casa de João Coelho de Rezende (seu cunhado); 3 – casa de Álvaro de Melo Castro.

Sobre a foto acima: os números indicam o mesmo local dos imóveis apontados na foto anterior a esta.

Se aparecia criança com braço quebrado, a população já sabia: leva pro seu Lícinio... que ele “encana” o braço e ainda “medica”. Adulto com dor de dente, alguém já aconselhava: Seu Lícinio dá só uma “trucida” de mão e o dente sai ligeirinho!

Atendia a todos sem distinção, o que lhe rendeu popularidade e prestígio, sendo nomeado prefeito de nossa Cidade no período de 27 de março de 1936 a 03 de dezembro de 1937.

Licínio de Britto Mello é patrono de uma rua, localizada no centro de Piripiri.

A Rua Licínio de Brito Melo tem início na Rua Freitas Júnior, desenvolvendo-se no sentido norte-sul.

Sobre a foto acima: Rua Licínio de Brito Melo, onde se vê o “Memorial Milagroso Calixto”. Conheça a história do Santo de Piripiri, clicando no link abaixo.

http://piripiricultural.com.br/piri2/colunas/33-calixto-o-santo-de-piripiri

 

Fonte de Pesquisa:

Livros: Piripiri, de Judith Santana; Ruas, Avenidas e Praças de Piripiri, de Fabiano Melo, Memórias de Piripiri, de Cléa Rezende Neves de Mello, Almanaque de Piripiri, de Evonaldo Cerqueira de Andrade e Livro 03, do registro de nascimento, n° de ordem 9, fls. 131 a 131 v° do Cartório do 1° Ofício “Jônatas melo”, desta cidade.

Página de facebook de Evonaldo Andrade Piripiriense.

Site: http://parentesco.com.br/index.php?apg=arvore&idp=18831&ver=por –acesso em 26 de novembro de 2016.

 http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=86596&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader# acesso em 27 de novembro de 2016.

 

Fotos: acervos de Fabiano Melo e Evonaldo Andrade.