As organizações e os indivíduos: "Missão, Visão, Valores e Cultura"

 Este artigo tem como propósito trazer à tona a discussão sobre seus papeis no processo organizacional, isso requer entender sua missão seus valores e sua cultura, já que esses elementos irão compor de forma fundamental as organizações e seus destinos.

Uma organização pode ser definida de diversas formas: empresa, cooperativa, associação enfim qualquer outro tipo de grupo de pessoas organizadas, esses grupos têm uma missão fundamental, a de se relacionar com os indivíduos!

Está analise será feita através de três tópicos a "Missão" que é o elemento principal. Então vamos conceituar missão: de acordo com os estudos de Oliveira (1999, p.118) “a missão é a razão de ser da empresa. Neste ponto procura-se determinar qual negócio da empresa, por que ela existe, ou ainda em que tipos de atividades a empresa devera concentrar-se no futuro”.

Já Tachizawa e Rezende (2000, p.39) fala que a missão “define a razão de ser da organização, para que ela serve, qual a justificativa de sua existência para a sociedade, ou seja, qual a função exercida por ela”.

E Oliveira (2002, p.76) arremata a definição falando que “missão é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de “onde a empresa quer ir”.

Ela será nosso ponto de partida e a partir dela iremos cruzar os demais tópicos, a missão é, nosso por que das coisas, quando descobrimos nossa missão conseguiremos entender quem somos e qual nosso papel neste grande teatro.

A missão nada mais é que o por quê fazemos, o que fazemos, e o que nossas ações irão impactar na vida das outras pessoas. Neste contexto a missão é uma linha que nos segura ao nosso propósito fundamental, funciona como nossa consciência e nos fará estar sempre conectado ao sentimento inicial.

A Visão de uma empresa é o enunciado do que ela espera em um futuro ou determinado espaço de tempo. Ao contrário da Missão que descreve o presente, o agora, a razão de a empresa existir, a Visão explicita como a empresa deve ser vista, o que deseja realizar ou aonde quer chegar. Se a Missão é permanente e não muda com o tempo, a visão pode ser alterada assim que os seus objetivos são alcançados.

Normalmente uma ou mais perguntas das elencadas a seguir devem ser respondidas pela visão: O que a empresa deseja ser? Onde deseja chegar? Como a empresa será vista? Em que ela deseja se transformar? O que precisa atingir?

Já os "Valores" atuam como uma ancora, eles são formados durante toda a nossa vida, com certeza em algum momento nossos valores foram se moldando ao tempo e a ambiente em que estamos, e com certeza alguns deles simplesmente desapareceram e reapareceram em nossa vida.

Como definição de valores, devemos nos apoiar em estudos como o de Costa (2007, p.38) “valores são características, virtudes, qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala, com gradação entre avaliações externas”. O mesmo autor ainda enfatiza que os princípios são aqueles “pontos e tópicos dos quais a organização não está disposta a mudar, aconteça o que acontecer. [...], podem vir expresso como uma carta de princípios, um credo ou uma profissão de fé, declarando quais são as crenças básicas da organização”.

Os valores determinam até onde podemos chegar para alcançar nossa missão, ele determina o que nos é ético e o que nós não faríamos para atingi-la, está ligado a nossa moral, e definição do que é imoral pode variar de acordo com o nosso último tópico a "cultura".

Já nosso último tópico, cultura, se refere ao modelo de como as coisas são feitas e as torna uma verdade.

A cultura organizacional, na qual a empresa se encontra e de suma relevância na definição dos valores que orientam as organizações e seus membros. Logo se pode dizer que os valores são componentes essenciais para o sucesso de uma organização assim como os princípios.

A cultura está ligada as nossas crenças e a forma com que fazemos as coisa de forma empírica, assim algumas ações que aos nossos olhos parecem totalmente fora de propósito, dependendo da cultura de cada povo, pode ser totalmente comum.

Em alguns casos a cultura pode simplesmente cair em desuso ou serem mudadas ou até mesmo substituídas por outras culturas.

É na cultura da empresa, que os colaboradores compreendem a importância do propósito organizacional, como é planejado os objetivos e as metas para alcançar estes fins, além de descrever um breve histórico do empreendimento em questão.

Partindo das premissas acima, podemos identificar que todos os aspectos que relacionamos aos indivíduos também compõem as organizações, já que ela é uma reunião de pessoas, mas com uma diferença, ela é a mistura de todas as missões, os valores, e a cultura, e ela como um corpo terá que se relacionar tanto com outras organizações como também com as pessoas que a compõe.

A missão da organização deve ser entendida e assimilada por todos ou a grande maioria. Ela fará com que todos caminhem no mesmo sentido, e a incorporem em suas missões pessoais.

O valor norteará o certo e o errado, trará ao indivíduo segurança nas suas decisões e estímulos a fazer o que é certo.

A cultura moldará o indivíduo a como fazer as coisas, entender as crenças e respeitá-las lembrando que o ambiente exerce uma pressão muito forte na cultura assim se os indivíduos que pertencem ao ambiente, criado em culturas diferentes a cultura da organização poderá criar um conflito cultural.

Assim ambos deverão ajustar suas culturas para estabilizar as diferenças, criando uma nova cultura, que não será igual nem a da organização nem a do indivíduo, mas sim uma que reúna o melhor de cada um. Vamos pensar um pouco?! xn--l1a.blogspot.com = notícias de jogos de futebol.

Pesquisa e edição: Demerval Galvão – Fonte: Reginaldo Lima; Demerval Galvão; www.administradores.com.br - Imagem: Google - Demerval Galvão quinta-feira, fevereiro 07, 2013